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O Metaverso é um dos tópicos de tendência nos dias de hoje. Mas será que as empresas estão criando esta realidade virtual para todos?
Um dos conceitos por trás do metaverso é que cada um poderá ter sua própria identidade dentro do mundo digital. Mas como as pessoas poderão encontrar a si mesmas ou criar suas identidades? Benjamin Charbit de Darewise falou no evento GamesBeat Summit e no Facebook Gaming, Into the Metaverse 2, sobre este tópico.
Charbit disse que as identidades que os usuários estão acostumados a criar nos jogos são baseadas em princípios que não existirão no Metaverso. “De certa forma, sempre foi limitado por esta promessa de que você é um herói nesta sociedade”. Assim, quando você começa a sonhar com a oportunidade de construir uma sociedade virtual, você percebe que não pode haver sociedade se houver apenas um arquétipo de cidadão”.
Popularizado por Snow Crash, um romance de ficção científica de 1992 por Neal Stephenson, o metaverso se refere a uma coleção de mundos online compartilhados nos quais convergem a realidade física, aumentada e virtual. As pessoas podem sair com amigos, trabalhar, visitar lugares, comprar bens e serviços e participar de eventos. Enquanto muitos mundos virtuais existem on-line, os usuários atualmente não podem se mover entre eles enquanto mantêm suas identidades e bens. O eventual metaverso poderia resolver este problema, transformando mundos online díspares em uma entidade única e sem costura. Foi até mesmo chamada de a próxima evolução da Internet.
Muitos desses mundos virtuais são alimentados pela mesma tecnologia de cadeia de bloqueio que sustenta as moedas criptográficas e NFT, e assim, permite que os usuários negociem esses ativos virtuais. Um NFT é um tipo de ativo criptográfico no qual, ao contrário das moedas criptográficas, cada token é único. As NFTs podem ser usadas para representar um item digital intangível, como uma imagem, vídeo ou token no jogo e podem ser comercializadas no lugar dos ativos digitais que elas representam. Outro caso de uso para as NFTs é como ingressos para eventos virtuais.
Muitas coisas foram ditas a favor ou contra a tecnologia metaversa, mas uma pergunta que não foi realmente respondida é que lacuna o metaverso preencherá ou que problema resolverá? É por isso que muitos líderes tecnológicos ainda não estão convencidos com a idéia desta tecnologia.
Se você diz que o metaverso dará às pessoas uma experiência social coletiva digitalmente, então o argumento contra ele é que plataformas de videoconferência, plataformas de mídia social e plataformas de jogos on-line já estão fornecendo aos usuários essa experiência. Se você argumentar que será “uma internet incorporada onde você está na experiência, não apenas olhando para ela”, como Zuckerberg colocou, então a questão é: por que aumentar a carga sensorial em massa e esgotar os usuários mais do que eles já estão?
Quando se trata da adoção de algo novo, as pessoas sempre hesitam se é metaverso ou plataformas de mídia social (quando introduzidas há 2 décadas). Embora muitas organizações estejam entusiasmadas com ela e aclamem como a próxima grande tendência tecnológica, será que ela será recebida com o mesmo entusiasmo pelos usuários finais, continua sendo uma coisa a ser vista. É claro que se pode argumentar que o Gen-X, que é um especialista em tecnologia, será rápido para experimentá-lo, afinal, eles já estão usando muitas dessas plataformas aparentemente complexas, mas essa geração é apenas uma parte da base total de usuários.
Matéria original:
analyticsinsight
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